Base de dados:
HAPS-DA
Pesquisar:
PREVENCAO DE DOENCAS []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 2   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 2
HAPS-DA
selecionar
Id:17 - (940)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Anon
Título:Professor Winslow's memorandum ..-
Fonte:s.l; Fundação Rockefeller; Dez 23, 1929. 2 p. .
Resumo:O documento é um memorando do Prof° Winslow que começa salientando o objetivo principal da Divisão Internacional de Saúde como a promoção da saúde humana pela prevenção da doença. Defende a política geral adotada pelo Conselho Internacional de Saúde que se baseava na simulação de práticas cientificas de saúde pública por parte das agências oficiais de saúde. Ele pontua que o auxílio a pesquisa de procedimentos em saúde pública, a ajuda ofertada as autoridades de saúde na construção da equipe e do programa, bem como o apoio na formação dos profissionais são fundamentais para alcançar o objetivo da Divisão. O documento, então, propõe que as pesquisas deveriam ser realizadas pela Divisão Internacional de Saúde em conjunto com as agencias, mas que poderiam, quando considerassem pertinente, realizar estudos de forma independente. Em relação aos projetos de controle, havia uma oportunidade de investir naqueles que visassem a melhoria na solidez dos procedimentos de saúde pública, observação que o texto do documento sugere ser fundamental para se considerar na escolha de projetos a serem auxiliados. Nesse sentido, ao final é instruído que o Conselho de Diretores Científicos aprovasse tanto o princípio da melhoria dos procedimentos em saúde, quanto a extensão da simulação no estado ou país em questão, como critérios fundamentais para a seleção dos projetos a serem amparados pela Divisão.
Descritores:Saúde Pública
Promoção da Saúde
Prevenção de Doenças
Conselhos de Saúde
Controle de Doenças Transmissíveis
Localização:BR RJ COC FR 099

  2 / 2
HAPS-DA
selecionar
Id:12 - (935)
Base de Dados:HAPS-DA
Autor:Anon
Título:The divisional director's memorandum ..-
Fonte:s.l; Fundação Rockefeller; s.d. 6 p. .
Resumo:O documento é um memorando do Diretor da Divisão Internacional de Saúde, que ressalta o objetivo do setor, ou seja, a prevenção de doenças, e consequentemente o alívio da miséria na população.Para o diretor científico, tal objetivo só poderia ser cumprido mediante a algumas ações, como o apoio do acúmulo de conhecimento sobre o modo de propagação de doenças especificas, o estímulo ao desenvolvimento de novos métodos para prevenir a disseminação de agentes produtores de doenças, e aumentar a resistência da população contra esses agentes, além de uma maior investigação das condições que afetam a saúde de comunidades para que os riscos possam ser sanados. Além disso, era previsto a ajuda as agências que trabalham com saúde pública, especialmente as governamentais.Em relação a novos projetos, o documento sugere que os Diretores Científicos fossem estimulados a possibilidade de obter novas informações sobre prevalência e o modo de propagação de doenças, e desenvolver novas medidas para seu controle. Além disso, a investigação apoiada pela Divisão deveria ser direcionada ao aumento do conhecimento sobre as doenças especiais e melhoria da prática geral de saúde pública. No mesmo documento, consta um outro memorando dessa vez do Dr. Frost, que pontua que para a Divisão Internacional de Saúde atingir seu objetivo era necessário que suas ações tivessem voltadas a promoção de investigações relativas às causas, propagação e prevenção de doenças; ou a aplicação de conhecimentos existentes prevenção de doenças; ou a uma combinação de pesquisa para mais conhecimento e aplicação do que já se tinha em mãos. As primeiras atividades realizadas pela Divisão Internacional de Saúde foram dedicadas a colocar em prática os conhecimentos que já se tinham. No entanto reconhecia a necessidade de aprimorar esses conhecimentos, sendo assim era função do Diretor Cientifico equilibrar as atividades da Divisão entre a aplicação de conhecimento e o desenvolvimento de pesquisas cientificas. Há ainda uma relação das considerações governamentais que deveriam ser feitas no desenvolvimento das atividades de pesquisa da Divisão, dentre elas estão: a utilização das instalações e recursos que a Divisão Internacional de Saúde já desenvolveu, a confiança das autoridades sanitárias e sua disponibilidade em cooperar com o serviço da Divisão; estreitar as relações com universidades principalmente os institutos de saúde pública e as pesquisas deveriam ser diretamente relacionadas e apoiadas em projetos de controle. O documento ressalta a necessidade de expansão das atividades de pesquisa da Divisão, tendo em vista a disseminação de ações sem investigação suficiente que comprove a sua eficácia.
Descritores:Saúde Pública
Prevenção de doenças
Agenda de pesquisa em saúde
Agências de saúde
Localização:Rockefeller Archive Center



página 1 de 1


História da Atenção Primária (Documentos de Arquivo) | Fontes primárias | Periódicos | Cultura do Tabaco

Esta base de dados reúne referências de documentos selecionados que contribuem para a pesquisa da História da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. São documentos que descrevem a organização de instituições na área, ações de educação em saúde e proposições e políticas em diversos campos, tais como financiamento, contratação e a gestão do trabalho em saúde em ações afinadas com o conceito contemporâneo de APS. Quanto à natureza dos documentos, a base é constituída por cartas, memorandos e comunicações internas estabelecidas por personagens que exerceram cargos de gestão e coordenação de projetos, de programas e também de instituições. Em termos de recorte temporal, há uma concentração de documentos no período da década 40 a década de 80. O acesso ao texto completo dos documentos não é disponibilizado, no entanto as referências contam com um resumo detalhado que permite a compreensão do conteúdo e a relevância da fonte documental.

Gabriele Carvalho de Freitas

Carlos Henrique Assunção Paiva

Base de dados  HAPS-DA : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3